A equipe da Superintendência de Inovação e Atração de Investimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon) visitou mais uma empresa de Contagem com atividades intensivas em inovação: a Omexom - VINCI Energies, no bairro Água Branca, regional Eldorado. Em reunião com a direção da empresa foram apresentados e debatidos os principais pontos relacionados à Lei Complementar 268, que estabelece a Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo, e as diretrizes relacionadas à sua regulamentação, por meio de um trabalho conjunto entre a Sedecom e as secretarias Municipais de Planejamento, Orçamento e Gestão e de Fazenda.
O Grupo VINCI Energies está presente em cinco continentes: Europa, África, Ásia, inclusive no Oriente Médio, nas Américas e na Oceania. A empresa opera em 53 países e conta com 78 mil colaboradores. Das nove unidades no Brasil, sete são em Contagem: Actemium Infraestrutura e Oléo & Gás; Actemium Heavy Industries, Actemium Manufacturing; Actemium Transport Solutions; Omexom Geração e Distribuição; Omexom Transmission Major Projects; e Omexom Smart Cities.
A VINCI Energies vem atuando no Brasil em projetos de pequeno, médio e grande portes, do mais simples ao mais complexo, oferecendo a garantia de um líder de mercado, sendo considerada uma das maiores multinacionais do setor de energia, automação e serviços de tecnologia da informação, servindo o mercado de energia desde a geração até o seu uso final.
De acordo com Dominique Ferreira, diretor-presidente da VINCI Energies, a empresa vem atuando para criar um ecossistema de inovação com a inauguração do L’Atelier, um espaço dedicado ao fomento da inovação instalado em Contagem, que conta, ainda com “living lab” para o desenvolvimento de soluções em especial para iluminação inteligente, mobilidade, smart grid, indústria 4.0, segurança e monitoramento e gestão de ativos.
“A cultura da inovação já faz parte do DNA da VINCI Energies e a em-presa está buscando criar e propiciar um momento criativo e sustentável na geração de projetos de infraestrutura que servirão de base para o crescimento e competitividade do Brasil”, disse Ferreira.
Com o entendimento das possibilidades de atuação conjunta, em um ecossistema de inovação em Contagem, ancorado pela Lei Complementar 268, que instituiu a Política de Inovação e Apoio ao Setor Produtivo e o Sistema de Inovação, o diretor-presidente e o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Sant Clair Terres, comemoraram a possibilidade da consolidação da parceria com outras empresas e instituições de ensino, a hélice tríplice, com o aumento da interação entre empresa, Universidade e governo, na busca da criação de um real sítio de inovação em Contagem para estimular outras iniciativas semelhantes no país.